Top Noticías

Este blog é especialmente para amantes de Web Designer e serviços para empresas ou pessoas a fim de ter um blog para fazer parte de suas rotinas.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Criando um texto em aço

Texto em Aço

Aplicando efeitos de luz e sombra, combinando com alguns estilos de camada vamos criar um texto em aço.
Passo 1 - Crie um novo documento em seu photoshop.
Criando um novo documento
Passo 2 - Configure as seguintes cores para o primeiro plano e segundo plano respectivamente:#474646 e #0c0c0c. Selecione a ferramenta Degradê(G) e faça um gradiente circular como a seguir:
"Gradiente Linear"
Fazendo um gradiente circular
Passo 3 - Duplique a camada do plano de fundo(Crtl+J). Vá ao menu Filtro>Ruído>Adicionar Ruído. coloque 2% para o valor Intensidade, escolha Distribuição>Uniforme e marque a caixinhaMonocromático. Pressione ok.
Passo 4 - Ainda na camada de cópia do plano de fundo, vá até ao menu Filtro>Artístico>Plastificaçãoe configure como abaixo:
Filtro Plastificação
Passo 5 - Aplique ainda Níveis(Ctrl+L) nesta camada, como abaixo:
Aplicando Níveis
*Detalhe que esqueci. Vá ao menu Filtro>Desfoque>Desfoque de Movimento e escolha 90º para o ângulo e 45 para a distância.
Passo 6 - Ao final mude o mode de mesclagem desta camada para Sobrepor. Sua imagem deverá está assim:
Altere o Modo de Mesclagem para Sobrepor.
Plano de Fundo










Passo 7 – Crie uma nova camada acima das demais e chame-a de Luz topo. Escolha a ferramentaPincel(B), uma ponta bem suave e a cor branca. Pinte nos pontos indicados na imagem abaixo:

Luz do Topo
Passo 8 - Ao final mude o modo de mesclagem da camada para Sobrepor. Sua imagem deverá está assim:
Plano de Fundo
Pass0 9 - Agora selecione a ferramenta Texto Horizontal(T), a cor #959494 e configure assim:
Configurações do Texto
Pass0 10 - Escreva a palavra AÇO e a centraliza em sua tela de pintura. Deixe a camada AÇO acima das demais. Vá ao menu Camada>Estilo de Camada>Opções de Mesclagem e aplique os seguintes estilos:
Estilo de Camada
Sua imagem ficará assim:
Texto em Aço
Passo 11- Duplique a camada de texto(Ctrl+J), chame-a de Aço textura. Deixa-a acima das demais. Clique com o botão direito do mouse sobre a camada Aço textura e escolha a opção “Converter em Objeto Inteligente“, clique novamente e escolha “Rasterizar Camada“. Aplique mais alguns estilos de camada nesta nova camada recém criada.
Estilos de Camada
Passo 12 - Duplique a camada Aço textura e chame a nova camada criada de Luz e Sombra. Deixe-a acima das demais. Selecione a ferramenta Superexposião(O) e aplique-a nas áreas de sombra, depois selecione a ferramenta Subexposição e aplique-a nas áreas de luz. Fique alternando entre estas duas ferramentas aplicando luz e sombra em nosso texto.
OBS: Para alternar entre as ferramentas clique Shift+O, repare que neste menu de ferramentas há a ferramenta Esponja, use-a se achar necessário.
Sua imagem deverá ficar assim:
Texto em Aço
Passo 13 - Crie uma nova camada(Ctrl+Shift+N) acima das demais e a chame de Luzes. Selecione a ferramenta Pincel(B), uma ponta suave e a cor branca e pinte como na imagem abaixo:
Luzes
Passo 14 - Altere o modo de mesclagem desta camada para Sobrepor. Veja o resultado:
Texto em Aço
Passo 15 – Vamos criar agora a sombra de nosso texto. Resete as cores de plano de fundo(basta pressionar D em seu teclado) para Preto e Branco. Duplique a camada Luz e Sombra(Ctrl+J), chame-a de AÇO Sombra. Pressione a tecla Ctrl e clique sobre a camada AÇO Sombra(clique em cima da miniatura da camada). Isso fez uma seleção em nosso texto, correto? Agora preencha essa seleção de preto(tecle Alt+Backspace em seu teclado). Deixe a camada AÇO Sombra abaixo da camadaAÇO. Vá ao menu Editar>Transformação Livre e aumente um pouco nossa sombra clicando na alça central superior da seleção(com a tecla Shift pressionada!).
Transformação Livre
Passo 16 - Clique dentro da seleção e escolha a opção “Perspectiva“. E faça assim:
Perspectiva
Sempre com tecla Shift pressionada
Passo 17 - Vá ao menu Filtro>Desfoque>Desfoque Gaussiano e escolha 14,8px para o raio e diminua a opacidade da camada AÇO Sombra para 75%. Veja:
Texto em Aço
Pronto! Quase terminamos… isso quase!!!! Eu ainda apliquei uma camada de ajuste de equilíbrio de cores e criei também linhas que cruzam os pontos de luz da imagem, mas essa parte deixo como exercício para vocês!
Veja a imagem final!
Texto em Aço
Imagem Final

0 comentários: